Serviços da Segurança Social retomam atendimento sem marcação prévia

A partir de dia 1 de setembro, a Rede de Atendimento da Segurança Social, incluindo os serviços integrados nas Lojas de Cidadão, retomaram a possibilidade de efetuar também atendimento sem marcação prévia.

Contudo, uma vez que o atendimento por marcação se revela um modelo que vai ao encontro das necessidades de maior previsibilidade, comodidade e privacidade para quem é atendido e para quem atende, a Segurança Social mantém e privilegia o atendimento nesta modalidade.

Os Cidadãos podem ser atendidos sem marcação prévia para:

  • Tesouraria
  • Entrega de documentos
  • Pedido de declarações

O atendimento sem marcação prévia está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.

Em paralelo, com o regresso gradual à normalidade, está a ser feita uma sensibilização aos Cidadãos para que agendem previamente o seu atendimento, presencialmente ou por vídeo‑atendimento, tendo os seguintes meios à disposição:

  1. Plataforma online SIGA: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/
  2. Aplicação para smartphone: SIGAApp
  3. Linha Segurança Social: 210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis das 9h00 às 18h00

Está ainda à disposição uma forma de agendamento presencial caso não tenha sido possível realizar o seu atendimento sem marcação num serviço da segurança social:

4. Pedido de marcação oportuna, entregue na triagem do serviço de atendimento.

Para garantir a sua e a nossa segurança, no acesso aos Serviços de Atendimento, tem de cumprir as seguintes regras:

  • é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos antes da entrada nos Serviços;
  • é obrigatório aguardar no exterior se está em espera (com ou sem agendamento) e sempre que esteja ultrapassada a ocupação máxima definida por cada Serviço;
  • não é permitido o consumo de comida ou bebidas no interior dos Serviços;
  • apenas é permitida a entrada acompanhada quando indispensável;
  • é obrigatório o cumprimento do distanciamento social no interior e no exterior dos Serviços.

Se tem agendamento, compareça à hora marcada.

Se não puder comparecer, cancele a marcação.

Fonte: Segurança Social